O Governo do Amazonas exonerou Lanalbert Nunes Obando, do cargo de gerente na Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), vinculada a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), após ser descoberto que ele é irmão do narcotraficante internacional Sérgio Roberto Obando. O caso ganhou destaque nacional.
Lanalbert Nunes Obando é irmão do narcotraficante por parte de pai. Antes de ingressar na Seai, ele foi gerente operacional da Unidade Prisional do Puraquequara, localizada em Manaus.
De acordo com a SSP-AM, ao tomar conhecimento do caso exonerou o homem. “A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP) informa que após tomar conhecimento do parentesco por meio da reportagem, o secretário de Segurança exonerou imediatamente o servidor em questão e o chefe do setor, responsável pela indicação ao cargo. A SSP vai apurar as circunstâncias da nomeação”, disse o órgão em nota.
Sobre Sérgio
Segundo a Polícia Federal (PF), Sérgio Roberto é apontado como integrante de uma organização criminosa que comandava o tráfico transnacional de drogas na região da tríplice fronteira, entre Brasil, Colômbia e Peru. Os entorpecentes ajudavam a abastecer o mercado ilegal das principais facções do país, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).