Manaus,17 de novembro de 2024

Caça do peixe-boi ainda é maior ameaça para extinção

A atividade de caça do peixe-boi ainda é a maior ameaça à sobrevivência do animal símbolo da Amazônia, situação agravada pela escassez de pesquisas científicas realizadas sobre a espécie na região. O alerta foi feito pelo biólogo Diogo Souza, no II Simpósio de Biologia e Pesca em Água Doce do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

“Tratar de manejo e gestão de Unidades de Conservação sem informação ecológica sobre os locais que o peixe boi utiliza e quais as áreas prioritárias para se conservar a espécie também dificulta bastante tentar manter a população a longo prazo”, explica.

O biólogo, que é o responsável pelo Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia do Inpa e colaborador da Associação amigos do Peixe-Boi da Amazônia (Ampa), também alerta sobre a necessidade de maior fiscalização dos órgãos competentes.

“As atividades realizadas pelo Inpa com os estudos da espécie em cativeiro tem promovido maior conhecimento sobre o peixe-boi. E isso possibilita a conscientização da sociedade a respeito do cuidado que se deve ter com o animal”, defende o pesquisador, vinculado à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) no Projeto Museu da Floresta, uma parceria do Inpa com a Universidade de Kyoto (Japão).

Com informações da Ascom/Inpa.

Share