BRASÍLIA – O Teatro Amazonas, a Praça da Matriz, o Encontro das Águas e toda a exuberância de Manaus estão sendo apresentados na Câmara dos Deputados, em uma exposição organizada pelo deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade/AM) em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em homenagem aos 350 anos da capital do Amazonas. O evento ocorre no hall do anexo II da Casa, até a próxima quinta-feira (28).
A exposição visual pretende apresentar os pontos turísticos de Manaus e os impactos sociais e ambientais da Zona Franca de Manaus (ZFM), como a manutenção de 98% da floresta em pé e o desenvolvimento tecnológico no Polo Industrial de Manaus (PIM). “Temos uma bela cidade, uma população acolhedora e que acolhe os visitantes como os seus. Além disso, a ZFM permite gerar emprego e renda à população local preservando o meio ambiente”, disse Bosco Saraiva.
O parlamentar também ressaltou os desafios de sustentabilidade enfrentados pelo modelo econômico. “Estamos diante de um cenário de grandes mudanças na política econômica e muita desinformação sobre a Zona Franca de Manaus. Por esta razão, a exposição também apresenta os resultados incontestáveis da ZFM, garantindo o desenvolvimento econômico e ampliando as riquezas da região”, ressaltou.
De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, a realização da exposição encerra o ciclo de comemorações do aniversário de 350 anos da cidade. “É um privilégio poder apresentar a nossa cidade no Congresso Nacional, um local que surpreende não apenas pelas referências históricas e arquitetônicas, mas combina natureza preservada à urbanidade. Além disto, é fundamental apresentar a cidade e a preservação que temos a partir do nosso modelo de desenvolvimento econômico, com base na Zona Franca de Manaus”, disse.
Preservação
Parlamentares da bancada do Amazonas participaram da abertura da exposição. Para o senador Plínio Valério (PSDB/AM), é fundamental realizar atividades que divulguem a ZFM junto ao Congresso Nacional, uma vez que o Amazonas prevalece como o Estado que mais preserva as suas florestas naturais.
“Se olharmos o mapa do desmatamento divulgados por órgãos de pesquisa e monitoramento desse ano, o Amazonas aparece branquinho, cercado de pontos de desmatamento em suas divisas. Somo o Estado que mais preserva, com cerca de 97% de suas florestas preservadas. Isso é a prova que a Zona Franca de Manaus é o maior e mais eficiente programa de preservação ambiental que temos no Amazonas. E é por isso que brigamos tanto contra os ataques desferidos pela Avenida Paulista a ZFM”.
O evento também contou com a participação dos deputados federais Zé Ricardo (PT/AM) e Capitão Alberto Neto (Republicanos/AM). Também prestigiou o evento, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB/AM).
Serviço:
Visitação: 26 a 28 de novembro
Hora: 9h às 19h
Local: Espaço Mário Covas, anexo II da Câmara dos Deputados, Brasília (DF)