MANAUS – Com a presença de várias autoridades e de especialistas sobre o Meio Ambiente, o Tribunal de Contas do Amazonas dá início amanhã (17/10), a partir das 19h, ao 2º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, que reunirá no Centro de Convenções mais de 1.600 pessoas, que irão debater o papel dos órgãos de controle na proteção ambiental.
A palestra de abertura será feita pelo ambientalista e biólogo norte-americano Thomas Lovejoy, estudioso da Amazônia há mais de 50 anos e considerado o “pai da biodiversidade”.
O evento, que será realizado até sábado, terá outros 20 palestrantes, entre eles representantes da Universidade Tsinghua, da China, do Tribunal de Contas Europeu e autoridades do controle externo de Moçambique, o além dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Fux e Mauro Campbell; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Mucio Monteiro Filho, e o ministro Benjamin Zymler.
As discussões girarão em torno de sete eixos, que incluem redução do desmatamento, conservação ambiental, áreas protegidas e controle ambiental. Ao término das discussões será elaborada a Carta da Amazônia – documento que compilará o resultado dos debates e propostas para ações voltadas à preservação do meio ambiente.
Deixe um comentário