O prefeito Arthur Virgílio Neto entregou oficialmente, nesta segunda-feira, 27/5, um novo gerador para incrementar a usina de biogás do Aterro Sanitário de Manaus, localizado no quilômetro 19, da AM-010.
O novo equipamento tem potencial elétrico estimado de 10 megawatts, que já está sendo captado em forma de gás. O projeto-piloto torna autossuficiente toda a operação do complexo e ainda gera um excedente de 120 kilowatts/hora de energia limpa.
“Isso aqui é motivo de muita comemoração. O gás excedente já está gerando crédito de carbono e há uma possibilidade imensa de trabalhar esse projeto como fonte de empresas, de emprego, de renda, fonte de energia limpa”, destacou o prefeito.
Queima de gases
Mantido pela Prefeitura de Manaus desde 2008 e essencial para o meio ambiente, a queima limpa de gases de efeito estufa, feita no Aterro Sanitário, elimina 40 mil toneladas de biogás (metano CH4 e CO2) por mês, gerando créditos de carbono ao município.
A geração de créditos de carbono é uma das “moedas universais”, instituídas pelo Protocolo de Kyoto (assinado em 1997), que estabeleceu ao mundo metas de redução de emissão de gases na atmosfera. “A partir daí cada tonelada de CO2 não emitida ou retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento pode ser negociada no mercado mundial”, explicou Paulo Farias.
Com informações da SEMCOM
Deixe um comentário