Manaus,10 de janeiro de 2025

Vereador do PL, foragido da justiça, toma posse “escondido”

Apesar de estar foragido da Justiça e investigado em uma operação contra tráfico de drogas, o vereador Osvaldo José Seabra Júnior, conhecido como Osvaldo Cabal (PL), tomou posse na Câmara Municipal de Ceres, na última sexta-feira (1/1). O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou à Presidência da Câmara Municipal de Ceres para a anulação do ato administrativo.

Osvaldo Cabal, empresário de 39 anos, foi eleito vereador com 427 votos nas eleições de outubro de 2024. Porém, desde o final de novembro, ele é alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, devido à sua ligação com a Operação Ephedra, uma investigação deflagrada pelo MPGO e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) contra um esquema criminoso de tráfico de drogas sintéticas, incluindo os comprimidos de anfetamina conhecidos como “rebites”.

Mesmo foragido, Cabal foi diplomado pela Justiça Eleitoral. A sua posse foi realizada de forma peculiar. Ao invés de ser empossado durante a cerimônia solene realizada no Centro Cultural de Ceres, junto aos demais eleitos, Osvaldo Seabra tomou posse de forma isolada e secreta, por volta das 15h58 daquele dia, na sala da Secretaria da Câmara, sem a devida publicidade do ato e em desacordo com o Regimento Interno da Casa.

O MPGO recomendou a anulação do ato, alegando que a posse não obedeceu aos trâmites formais exigidos pela legislação e pelo Regimento da Câmara Municipal. A principal acusação é a ausência de assinatura de Osvaldo no livro de posse e o descumprimento do rito, que inclui a obrigatoriedade de uma cerimônia pública com o compromisso formal do vereador, seguido de um pronunciamento do presidente da Câmara.

Share