Manaus,13 de outubro de 2024

Em vídeo Bolsonaro pede votos a Alberto Neto, o que configuraria crime eleitoral

O deputado federal o publicou, ontem (31/7), último dia de julho, um vídeo com uma mensagem em tom enigmático gravada por Bolsonaro, cabo eleitoral do candidato à Prefeitura de Manaus. Nas imagens Bolsonaro cita uma indireta afirmando que Alberto Neto não está perto dele somente por interesse “como uns e outros” e pede que a população vote naquele que “nos defende”.

A mensagem começa dizendo que ele (Bolsonaro) “tem lado”, “o lado do bom”, e que está com o manauara e com o povo do Amazonas. “E aquele que nos defende, neste momento, o seu voto! para aquele que sempre esteve do meu lado. É uma nova liderança que surge não só em Manaus mas em todo o Amazonas. Não é como certas outras, que quando interessa está do meu lado e quando não interessa, não está”, afirma o ex-presidente em vídeo.

O pedido explícito de voto nos atos de pré-campanha é proibido por lei. Ou seja, o uso de expressões como “vote em mim” ou “vote em fulano” é vedado, bem como de outras expressões que transmitem o mesmo significado, conforme previsto da Resolução TSE n. 23.732, aprovada este ano. É o caso de termos como “tecle a urna”, “peço que me escolha”, “conto com seu apoio”, entre outras, que a depender do contexto podem  ser interpretadas como pedido de voto.

Veja na integra

Share