Populares em períodos eleitorais, a pesquisa de intenção de voto é uma ferramenta que tem sua importância em um processo eleitoral. Realizada por institutos especializados a pedido de grupos políticos, instituições financeiras ou grupos de mídia, essas pesquisas servem para medir a preferência dos eleitores em relação aos candidatos ou questões específicas. Elas também ajudam os partidos políticos a avaliar as chances de cada candidato e a planejar suas estratégias de campanha. Além disso, oferecem aos eleitores uma visão do cenário pré-eleitoral.
Recentemente o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões, convocou uma reunião com institutos de pesquisa no Amazonas para discutir a veracidade de pesquisas eleitorais recentes. A reunião deve ocorrer nesta quarta-feira (17).
Pouco depois da convocação dos institutos, o empresário Durango Duarte protagonizou uma cena polêmica na capital amazonense onde teve áudios vazados, com ameaças direcionadas à reunião marcada pela presidência do TRE-AM. Duarte não poupa palavras duras ao criticar a iniciativa do TRE-AM. O empresário afirma que vai desmoralizar todo mundo presente na reunião.
Papel das pesquisas
Recentemente, o Direto ao Ponto Pesquisas realizou um estudo para identificar os nomes mais lembrados pelos eleitores de Manaus, apontando algumas preferências e tendências do eleitorado. Boa parte dos nomes citados na pesquisas como favoritos para a Câmara dos Vereadores nem sequer estão no parlamento hoje. Questões como essas chamam a atenção sobre até que ponto pesquisas eleitorais como essas de fato refletem a realidade.
O especialista em comunicação política, Alexandre Martins, explica que esse tipo de levantamento envolve muitas estratégias e interesses, onde os políticos apontados como favoritos acabam tendo algumas vantagens. “Em torno da pesquisa, há muitos fatores em jogo, pois existem diversas estratégias, tanto eleitorais quanto empresariais, de interesse. A partir dos resultados da pesquisa, é possível obter um embasamento. Por exemplo, se você for subindo nas pesquisas, terá mais chances de arrecadar dinheiro para a campanha e de formar coligações”, disse.
Saiba como são realizadas
As pesquisas de intenção de voto devem seguir um processo rigoroso para garantir resultados representativos e confiáveis. Inicialmente, define-se claramente os objetivos da pesquisa, decidindo quais candidatos ou questões serão avaliados. Em seguida, seleciona-se uma amostra representativa da população alvo, utilizando técnicas como amostragem aleatória simples, estratificada ou por cotas.
O próximo passo é a elaboração do questionário, que deve ser claro e imparcial, evitando qualquer influência nas respostas dos entrevistados. A coleta de dados pode ser feita por meio de entrevistas presenciais, telefônicas, online ou via aplicativos móveis, cada método com suas vantagens e desafios.