Manaus,25 de novembro de 2024

Se sair do secretariado da prefeitura, vice de David Almeida deve ser exonerado hoje

Caso saia do secretariado da prefeitura de Manaus, os para vice do prefeito David Almeida nessas eleições devem ser desligados até esta quarta-feira (05/5).  Apesar de ter antecipado que o nome só será definido no dia 31 de julho, as regras das eleições deste ano obrigam o prefeito a exonerar os nomes que ele tem como opções de vice de sua chapa.

A Legislação Eleitoral define que quatro meses antes do primeiro turno, os pretensos candidatos, que ocupam cargos de secretário, terão que deixar seus postos. Então, 5 de junho é o chamado prazo limite para desincompatibilização.

Renato Júnior

Secretário municipal de Infraestrutura (Seminf)  é considerado a opção número 1 de David Almeida. Renato começou na pasta de Agricultura e Abastecimento, mas ele acabou dando notoriedade à secretaria. Ante ao sucesso, foi promovido à Infraestrutura, um dos mais robustos orçamentos do município.

Em 2022, no jogo eleitoral, Renato passou a desempenhar funções políticas no grupo de David. Virou oficialmente articulador e negociador.

Jesus Alves

O Secretário de Habitação que integra hoje a gestão David Almeida por indicação do senador Eduardo Braga (MDB) pode ser outro nome a ser afastado do cargo nesse período de eleições. Pesa a seu favor os recursos de emendas que Braga destinou a Manaus, o tempo de TV e o tamanho do fundo eleitoral do MDB.

Mas contra seu nome há o contrapeso do desgaste de Braga, o político mais rejeitado nas últimas eleições na capital. Contudo, nos últimos dias, David tem estreitado atividades com Jesus.

Share