O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta terça-feira (23/4) o pagamento de bonificações como 14º e 15º salários para os servidores das escolas que atingiram as metas estabelecidas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023. Em uma análise preliminar, o ensino na rede municipal alcançou as notas mais altas registradas na história da capital do Amazonas.
Os pagamentos adicionais estão agendados para agosto e integram uma iniciativa da administração municipal para reconhecer o desempenho dos profissionais da educação municipal que alcançaram ou superaram as metas dentro do índice divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Além disso, a prefeitura também anunciou a progressão na carreira para 2.700 profissionais em toda a rede educacional do município até o final deste ano; o pagamento de bonificações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) em julho para aqueles que trabalham 20, 40 e 60 horas (com valores variando de R$ 1 mil a até R$ 3 mil, respectivamente) e uma atualização salarial abaixo do índice de inflação.
“Por ser ano eleitoral nós só podemos conceder a reposição da inflação. Temos dois índices oficiais no país, o INPC e o IPCA, aquele índice que for maior, mais favorável ao servidor, vai ser aplicado” disse o prefeito David Almeida.
Maior pontuação da história
A rede de educação de Manaus alcançou as maiores notas da história no IDEB, com crescimentos tanto nos anos iniciais quanto finais. No setor 5º ano, o salto foi de 5,9 (2019) para 6,2 (2023) enquanto no setor 9º ano a alta foi de 4,8 (2019) para 5,2 (2023). Os dados ainda fazem parte da divulgação preliminar, a definitiva será divulgada em julho pelo INEP.