Manaus,23 de novembro de 2024

Confira as primeiras movimentações políticas durante a janela partidária

Desde a abertura da janela partidária, período em que é permitida a troca de partido sem perda de mandato para ocupantes de cargos eletivos em pleitos proporcionais, o cenário político no Amazonas tem apresentado intensa movimentação. Com o objetivo de fortalecer suas bases eleitorais e estabelecer alianças estratégicas, os vereadores e pré-candidatos a prefeito de Manaus estão analisando a possibilidade de migrar para outros partidos.

O deputado estadual Wilker Barreto foi o primeiro a estrear a mudança. Ele disputava com o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) para ser o pré-candidato do partido Cidadania, mas acabou sendo deixado para trás. Em busca de uma casa que o apoiasse, Barreto anunciou sua filiação ao Mobiliza 33 (antigo PMN), sigla pela qual lançou sua pré-candidatura.

O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, e o vereador Mateus Assayag também aproveitaram o período de janela partidária para oficializar sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD). O PSD é liderado pelo senador Omar Aziz, presidente do Diretório Estadual no Amazonas, que oficializou a pré-candidatura de Mateus Assayag a prefeito de Parintins, apoiado pelo então prefeito da cidade.

Especulações

Além dos parlamentares que já confirmaram a troca de partido, existem aqueles que estão se movimentando nos bastidores e analisando as opções. Um exemplo é o Coronel Menezes, que se declarou pré-candidato a prefeito de Manaus, mas depois foi cogitado para ser vice de seu, então, desafeto, Capitão Alberto Neto (PL).

Durante uma entrevista para um portal local, Menezes destacou cinco potenciais partidos aos quais poderia se juntar: Cidadania, Novo, Republicanos, Progressistas e União Brasil.

Até o momento, o militar da reserva continua sem definição política para o pleito. O Comun  fez contato com a assessoria de Menezes, que informou que ele irá se manifestar próximo ao dia 6 de abril sobre qual partido irá migrar.

Pensando na reeleição, o vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) tem planejado mudar de partido, considerando como possibilidades a migração para o União Brasil (UB) ou Partido Liberal (PL). Ainda sem definição, Raiff afirmou que vai analisar todas as propostas e o partido que oferecer a melhor viabilidade para sua reeleição será o que ele seguirá.

David Almeida bate o martelo

Horas depois de Bolsonaro declarar apoio à pré-candidatura do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que antes era especulado nos bastidores como possível filiado à legenda do ex-presidente, anunciou sua pré-candidatura em sua própria sigla, da qual é presidente do diretório estadual.

Por meio das redes sociais, David Almeida confirmou sua intenção de disputar a reeleição na gestão municipal e informou antecipadamente que sua irmã e secretária Municipal de Educação, Dulce Almeida, não concorrerá a nenhum cargo político, mas sim coordenará a campanha.

Essa movimentação deve ocorrer até o dia 6 de abril, que é a data-limite para estar filiado a um partido político a tempo de concorrer nas Eleições Municipais de 2024. Depois desse período a população amazonense saberá de fato quais são as opções para vereadores e prefeitos de Manaus.

 

Share