Manaus,11 de janeiro de 2025

Após incêndio criminoso, União Brasil decide expulsar Luciano Bivar

O União Brasil decidiu pela abertura do processo de afastamento de Luciano Bivar, atual presidente do partido. A decisão foi aprovada em votação da Executiva Nacional nesta quarta-feira (12/3). O processo será encaminhado ao Conselho de Ética do partido.

Integrantes do partido apresentaram uma representação com pedido cautelar de afastamento da função e expulsão com cancelamento de filiação de Bivar. Eles alegam que Bivar estava “utilizando a estrutura partidária” para “perseguir” o primeiro vice-presidente Antônio de Rueda e familiares, “praticando condutas criminosas de toda ordem”.

Antônio de Rueda alega que Bivar ameaçou de morte sua família. O caso se agravou após o incêndio que destruiu duas casas de veraneio de Rueda e da irmã dele em Pernambuco. A Polícia Civil investiga o caso. Rueda disse que contratou perícia particular e as informações preliminares são de que foi o incidente criminoso.

O afastamento

O partido também conferiu prazo de 72h para o deputado se manifestar sobre a denúncia e apresentar sua defesa. Após esse prazo o afastamento passa a valer de forma provisória, até execução da expulsão e afastamento definitivo em um prazo de até 60 dias.

Participaram da votação cerca de 40 deputados, senadores, além de governadores do União Brasil. Também estava presente o advogado Antônio Rueda, atual vice-presidente do partido. Rueda foi eleito na semana passada presidente em lugar de Bivar.

Share