As contas da Prefeitura de Manaus do exercício de 2022, serão julgas pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), no dia 25 de março. A Prefeitura, administrada por David Almeida (Avante), contou com um orçamento de R$7,1 bilhões para aquele ano, aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), em 2021.
O julgamento acontecerá em sessão especial, realizada no Pleno da Corte de Contas, às 9h30. Relator das contas da Prefeitura de Manaus no exercício de 2022, o conselheiro Josué Neto anunciou a data da sessão especial em reunião ordinária ocorrida na manhã desta terça-feira (12/3).
O Executivo municipal
Para comprovar e justificar os gastos públicos, o gestor deve apresentar diversos documentos como relatórios, balanços financeiros, balancetes e outros.
Os documentos encaminhados ao TCE-AM são analisados pelo relator das contas e submetidos à votação em plenário. Em caso de irregularidades ou regularidade da prestação de contas, a Corte de Contas poderá recomendar que a Câmara Municipal de Manaus reprove ou aprove as contas do gestor.