A Articulação de Mulheres Brasileiras organiza nesta sexta-feira uma mobilização com todos os coletivos feministas para um ato público para reivindicar direitos políticos e de liberdade. O evento é organizado por movimentos, grupos de mulheres e instituições apoiadoras. Em Manaus, o ato ocorrerá às 15h na Praça da Matriz, com uma programação cultural às 18h no Largo São Sebastião.
“Esta mobilização é a primeira grande manifestação popular de 2024. Em todas as regiões do país, a diversidade de atos e articulações demonstra que o feminismo brasileiro está vivo e pulsante!”, cita a mobilização em comunicado.
Os debates pelo fim das privatizações, pela garantia de políticas públicas e por justiça ambiental, marcam os chamamentos dos atos, assim como a palavra de ordem “sem anistia para golpistas”, que denota o posicionamento feminista diante da conjuntura nacional.
Para a Articulação de Mulheres Brasileiras “estas consignas inscrevem o feminismo na luta política nacional e a ocupação das ruas revela sua força, na disputa do país pela esquerda”. No 8 de março de 2024, em mobilização de grande magnitude, o feminismo brasileiro vem para somar com outros movimentos sociais em pautas necessárias ao avanço progressista do país.