Manaus,24 de novembro de 2024

Cunhado de Roberto Cidade é um dos investigados em operação da PF

A Operação Nirmata, da Polícia Federal, que apura fake news com uso de inteligência artificial (deepfake) contra o prefeito David Almeida, identificou como suspeito Rodrigo Barbosa Maia, que seria cunhado do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade. A informação é do site Fatos Marcantes.

Além da proximidade com o deputado Roberto Cidade, Rodrigo faz parte também do alto escalão na estrutura da Casa legislativa, ocupando o cargo de Diretor de Documentação da Assembleia.

O cunhado de Roberto Cidade foi um dos alvos da peração policial deflagrada na última sexta-feira (12/2), quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Ele foi visitado pelos federais no apartamento em que mora, localizado no bairro Parque 10.

A operação chegou ainda a um designer e a agências de publicidade, entre elas, a Sacada, do publicitário Sabá Noronha, também investigado pela PF e que já fez trabalhos recentes para o deputado federal Amom Mandel.

Rodrigo é apontado como elemento que pode levar a PF aos mandantes do crime cibernético, o primeiro oficialmente investigado no País, diretamente ligado ao ano eleitoral. Cidade já tornou público seu interesse em ser candidato a prefeito de Manaus nas eleições deste ano.

Relação na internet

Após a operação, Rodrigo desativou as redes sociais, mas muito material da relação íntima dele com Roberto Cidade ainda circula na internet. Em uma delas, ele parabeniza Cidade e promove ação do presidente da Assembleia. Em outra, recebe homenagem na Aleam, das mãos do próprio Roberto Cidade.

Share