O vereador e presidente da Câmara Municipal de Manaus, Caio André (Podemos) estaria desde 2023 destinando o próprio primo para chefiar o gabinete da presidência da Câmara. A informação foi divulgada pelo jornalista Alex Braga, nesta terça-feira (16/1).
De acordo com documentos oficiais, a nomeação inicial do sr Ademir Correa Lima Junior, teria ocorrido no dia 3 de janeiro de 2023. Ainda em janeiro deste ano, no último dia 03, o primo do presidente Casa voltou a ser nomeado para o cargo de chefe de gabinete da presidência.
A nomeação do primo no gabinete da presidência caracteriza o crime de nepotismo. O Nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. O nepotismo é vedado, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade.
Quando acontece e é provado, o nepotismo pode ser punido das seguintes maneiras: Por anulação da nomeação, ou; Por perda dos direito políticos e função pública que exerce.
A equipe do site Comun buscou comunicação com a assessoria do presidente e no seu contato pessoal para um pronunciamento sobre a nomeação. No entanto, até o fechamento da matéria, não obtivemos retorno a respeito do assunto.
Continuamos com o espaço aberto para qualquer retorno.
Veja documentos na integra: