Com a nova prisão do prefeito de Borba, Simão Peixoto (MDB), quem volta à gestão municipal é o ex-aliado, José Pedro Freitas Graça — o Zé Pedro, vice de Peixoto.
Peixoto se entregou à Polícia Federal (PF) durante a operação “Voz do Poder”, nessa terça-feira (9/1) e passou por audiência de custódia nesta quarta (10/1).
A PF apura a influência sobre testemunhas na investigação sobre suposto desvios de dinheiro público que seria usado para a compra de merenda escolar, durante a pandemia do Covid-19. Esta é a segunda vez que Peixoto é preso pela FF.
Preso, Simão Peixoto também fica afastado de suas funções públicas por um período de 180 dias. A medida de prisão preventiva e o afastamento do cargo do prefeito foram solicitados após evidências de que ele conduziu uma videoconferência com servidores municipais intimados pela PF para prestar esclarecimentos relacionados à referida investigação.
Vale destacar que Zé Pedro e Simão Peixoto tiveram um racha e o vice-prefeito sustenta que desde a soltura de Simão sofre ameaças e perseguição por parte do prefeito.