Manaus,15 de novembro de 2024

Covid-19: Prevenção deve ser reforçada

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), reforça a importância da manutenção das medidas preventivas e de controle contra a Covid-19. O Amazonas enfrenta sazonalidade de vírus respiratórios no estado, que coincide com o inverno amazônico e período chuvoso com duração de outubro até junho.

As orientações estão disponíveis na Nota Técnica Nº 002/2024/FVS-RCP divulgada nesta segunda-feira (08/01) e disponível em: abre.ai/hQxj. As recomendações referentes à circulação viral do vírus SARS-CoV-2 reforçam a prevenção à população e orientam os profissionais de saúde sobre a situação epidemiológica da Covid-19, além de medidas de controle, notificação e isolamento de casos.

No período de 12 de novembro a 16 de dezembro de 2023, foram 199 casos da doença no estado, com picos de registro entre 26 de novembro e 2 de dezembro, com 83 casos informados pelas Secretarias Municipais de Saúde. Do dia 3 de dezembro a 23 de dezembro, o registro de casos passou de 22 para 50 casos semanais.

A diretora-presidente da instituição, Tatyana Amorim, enfatiza a importância da adoção de medidas preventivas, enfatizando a vacinação. A cobertura vacinal contra a Covid-19 do Amazonas é de 72,9% na população contemplada (pessoas com 6 meses de idade ou mais). A meta do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde é de 90%.

Vacinação na rotina

A vacinação contra a Covid-19 foi incorporada no Calendário Nacional de Vacinação Infantil para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade no Amazonas. As orientações técnicas sobre essa incorporação foram divulgadas, na Nota Técnica Nº 001/2024/FVS-RCP e estão disponíveis

Prevenção

Para redução da transmissão de vírus respiratórios, as medidas preventivas incluem: etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz com lenço de papel ou usar o antebraço para tossir ou espirrar); higienização das mãos com álcool a 70% ou água e sabão; ventilação, limpeza e desinfecção de ambientes; isolamento de casos confirmados e uso de máscaras de proteção respiratória.

Share