O ano de 2024 iniciou movimentado, em Manaus, com políticos já de olho nas eleições municipais. Somente nesta primeira semana de janeiro, duas figuras políticas se posicionaram como pré-candidatos à Prefeitura de Manaus, totalizando 11 concorrentes para o cargo de gestor municipal.
Confira os possíveis candidatos, declarados e os que ainda estão apenas cogitados:
Wilker Barreto e Maria do Carmo
Na última semana, o deputado estadual Wilker Barreto colocou seu nome à disposição para ser o pré-candidato à Prefeitura de Manaus pelo partido Cidadania, após a desistência de seu colega Amom Mandel. Outra figura que surgiu nesta semana, foi a empresária Maria do Carmo Seffair, reitora da Fametro e presidente do partido Novo no Amazonas, anunciando a intenção do partido em lançar sua pré-candidatura.
Israel Tuyuka
O médico intensivista indígena Israel Tuyuka, conhecido nas eleições de 2022, agora se apresenta como pré-candidato à prefeitura pelo PDT-AM, após sua participação pelo Psol como candidato a governador do Amazonas.
David Almeida e Roberto Cidade
O atual prefeito David Almeida (Avante) busca a reeleição e segue em destaque nas pesquisas. O prefeito tem declarado que terá o apoio do Governador Wilson Lima, e também tem feito aparições públicas e lançado ações em conjunto com o senador Eduardo Braga (MDB).
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, ainda não declarou abertamente suas intenções no pleito de 2024, mas tem se comportado como pré-candidato. Tem participado de eventos ao lado de Wilson Lima, com o discurso mais focado em Manaus.
Capitão Alberto
Em dezembro de 2023, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), confirmou sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus. O parlamentar disse ter aprovação e indicação do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, presidente de honra do Partido Liberal.
Coronel Menezes
Após vários rumores de que o militar da reserva do Exército Brasileiro, Coronel Alfredo Menezes, também desistiria das eleições municipais de Manaus por conta de questões partidárias, Menezes confirmou que mantém sua intenção de disputar a Prefeitura de Manaus. De acordo com a sua assessoria, ele ainda continua no PL e ainda vai decidir para qual partido deverá migrar até março.
Anne Moura e Eron Bezerra
Outra figura feminina que aparece nessa disputa é da secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura. Ela é um dos nomes cogitados pelo PT para ser candidata à Prefeitura de Manaus nas eleições municipais. Sua pré-candidatura chegou a ser anunciada por figuras fortes nacionalmente do PT, porém, até o momento, a direção regional do partido ainda não anunciou oficialmente uma pré-candidatura.
Outra opção da esquerda, é o ex-deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB) que anunciou em 2023 a sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus. Segundo Eron, a pré-candidatura é importante devido ao momento de polarização política no país.
Sassá da Construção e Alessandra Campêlo
Outros dois personagens que se colocaram à disposição do seu partido foram: a deputada estadual Alessandra Campêlo, representando o grupo do governo Wilson Lima, e o vereador Sassá da Construção Civil, outro nome do (PT).
Importante destacar que o ano está apenas começando e muitos acontecimentos podem alterar esse cenário político ao longo da disputa eleitoral.