O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio Andre (Podemos), encerrou o ano de 2023 firmando um contrato de quase um milhão de reais com a CHURRASCARIA BUFALO LTDA para o fornecimento eventual de serviços de buffet para uso institucional no parlamento municipal. O proprietário da empresa já foi acusado de exploração infantil no Amazonas.
O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da CMM em 29 de dezembro de 2023, assinado pelo presidente da casa e pelo proprietário da churrascaria, o empresário Jian Marcos Dalberto. O valor global é de R$930.124,50, com validade de um ano a partir de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024.
Crimes
Jian Marcos Dalberto foi um dos alvos da Operação Estocolmo, deflagrada em 2012, que investigava exploração infantil no Amazonas. No dia 26 de dezembro de 2023, a juíza Dinah Câmara Fernandes, da 1ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual e Violência Doméstica a Crianças e Adolescentes, absolveu o empresário e extinguiu a punição de alguns dos envolvidos, devido ao tempo decorrido entre a denúncia e a sentença, configurando a chamada “prescrição”.
Em 2017, Jian também foi acusado de assediar e agredir a estudante Lana Caroline no bar Deck Beer, na avenida Brasil. Segundo o relato da jovem e de frequentadores do local, dois motoqueiros passaram as mãos em suas nádegas e a agrediram após ela reagir jogando bebida em um deles. O empresário foi identificado como um desses motoqueiros sérios, conforme relatado pela própria vítima.
Veja na íntegra a publicação do contrato: