O prefeito de Manaus, David Almeida, e o governador do Amazonas, Wilson Lima, inauguraram o complexo viário Prefeito José Fernandes na zona Norte da cidade, nesta quarta-feira (27/10). A obra, realizada em parceria com o governo estadual, foi concluída seis meses antes do prazo inicial. Durante a inauguração, foi assinada a renovação do convênio para o subsídio do Passe Livre Estudantil em 2024, beneficiando 170 mil alunos com repasses de R$ 358,2 milhões.
O prefeito destacou a importância da parceria entre governo estadual e municipal para manter o transporte coletivo positivo. Além da assinatura do convênio, a entrega do viaduto prefeito José Fernandes visa solucionar problemas de tráfego na cidade, sendo parte de um esforço conjunto para melhorar a mobilidade urbana.
“Assinamos agora a continuidade da gratuidade do passe estudantil do transporte coletivo, que conta com recursos do governo do Amazonas com a parceria da prefeitura para manter o transporte coletivo de uma forma positiva. Além dessa parceria, nós estamos entregando hoje o viaduto prefeito José Fernandes, junto de um convênio de recursos também do Estado, com a execução da prefeitura. Essa parceria foi firmada em 2021 e está mostrando que é benéfica para a população”, destacou o prefeito.
A obra, executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), contou com a perfuração de 657 estacas, 322 tirantes e aproximadamente mil empregos diretos e indiretos. O complexo viário atua como solução para o aumento do tráfego na região, proporcionando fluidez no trânsito.
O governador Wilson Lima ressaltou que essa obra se soma a outras intervenções viárias realizadas pelo governo do Estado em Manaus. Com a conclusão do complexo, a avenida Governador José Lindoso passará por baixo do viaduto, melhorando a circulação no local. A avenida Barão do Rio Branco teve seu trânsito liberado em ambos os sentidos, proporcionando mais opções de rota para os motoristas.
O secretário de Obras, Renato Junior, agradeceu à equipe da Seminf pelo esforço dedicado ao projeto, destacando a contribuição para transformar uma área caótica em um ponto mais fluído para condutores e pedestres. Para quem se desloca do Coroado em direção à Cidade Nova, a opção da avenida Timbiras foi liberada, proporcionando alternativas aos motoristas.