Manaus,6 de novembro de 2024

Wilson Lima culpa queda em receita por atrasos salariais na saúde

Durante uma entrevista a uma emissora de rádio local, na manhã desta quinta-feira (21/12), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), atribuiu os atrasos no pagamento de trabalhadores da área da saúde do estado a uma “frustração de receita” em 2023.

Em resposta a questionamentos sobre as ações para resolver a situação de atrasos na saúde, Wilson disse que o governo enfrentou uma perda aproximada de R$ 350 milhões em receita nos meses de novembro e dezembro.

Segundo o governador, para contornar essa situação, o governo negociou com as cooperativas médicas, comprometendo-se a efetuar o pagamento da primeira parcela nos próximos dias. Além disso, também ressaltou que está empenhado em resolver questões com outras categorias essenciais para a continuidade dos serviços de saúde, como maqueiros, agentes de portaria e demais fornecedores, segundo ele, para evitar paralisações, como as ocorridas no início do mês.

“Eu não vou sair de Manaus nesse fim de ano, Natal e Réveillon, exatamente para tratar dessas questões. Daqui a pouco tenho um evento [para ir] e na sequência irei me reunir com todos os secretários pra gente encontrar esse caminho, entender o que é prioridade nesse momento, e prioridade são empresas que têm recursos humanos. Que são essas pessoas que precisam ter os seus salários nesse final de ano”, explicou o governador.

Ao ser indagado sobre a situação do Fundeb estadual, Wilson Lima explicou que, devido à estiagem considerada a pior da história do Amazonas, houve uma redução no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O governador afirmou que não há previsão de rateio para o mês de dezembro, mas está avaliando os recursos disponíveis para tomar medidas que possam ser implementadas em janeiro.

Confira na íntegra:

Share