O delegado aposentado da Polícia Federal Sérgio Lúcio Mar dos Santos Fontes deixou, nesta quarta-feira (20/12), o cargo de secretário da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). Ele vai assumir o cargo de secretário-geral de Inteligência do TCE-AM (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas).
O cargo assumido por Fontes no TCE-AM foi criado recentemente, pela Lei 6.635, de 13 de dezembro de 2023.
A Semseg será comandada pelo policial penal federal Alberto de Siqueira Santos Barbosa Neto, de 40 anos. Ele assume, nesta quinta-feira (21), interinamente, o cargo.
A publicação de nomeação de Alberto foi publicada na noite de quarta-feira (20), na edição 5.729 do DOM (Diário Oficial do Município). No mesmo documento consta a exoneração de Fontes, um dos primeiros nomes anunciados para compor o alto escalão da gestão municipal de David Almeida, em 2021.
Alberto Neto integra o quadro de servidores da Semseg desde agosto de 2022, quando foi convidado por Fontes para ser subsecretário. Bacharel em Direito, Alberto Neto possui MBA em Segurança Pública, pós-graduação em Direito Penal, Processo Penal e em Direito Civil.
A Semseg foi criada em 2022, na gestão de David Almeida (Avante), para ser entregue a Fontes. Antes disso, o delegado atuou como “autoridade supervisora” do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em Manaus.
Na gestão dele, a Prefeitura lançou o concurso público para guarda municipal, que passou a ser subordinada à Semseg.
O cargo de Fontes no TCE é vinculado diretamente à presidência, comandada pela conselheira Yara Lins. Entre as atribuições dele está a coordenação e controle das atividades de inteligência e de contrainteligência “necessárias para o desempenho da coleta de dados, informações, pesquisas, análise e demais atividades imprescindíveis para subsidiar as ações e tomada de decisões da Presidência” do órgão.