Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) permitirá mais segurança no trânsito da capital.
A união de esforços ocorreu por meio de um Acordo de Cooperação Técnica assinado na sede do órgão ministerial, entre o IMMU e o MPE-AM que, além dos trabalhos de sinalização, ainda contará com a atuação da educação de trânsito dos órgãos envolvidos.
“A assinatura deste termo reforça o compromisso do Instituto de Mobilidade e do órgão ministerial com a cidade de Manaus. A finalidade dessa parceria é ampliar os serviços de manutenção das faixas de pedestres já existentes e a implantação de novas faixas, inclusive para motocicletas, além de intensificar as ações de educação no trânsito para motociclistas, ciclistas e pedestres”, explicou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique.
‘Faixa Segura’
Entre os compromissos firmados pelo termo está a implantação do projeto “Faixa Segura”, da 63ª Promotoria Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística, visando a execução de serviços de manutenção das faixas de pedestres já existentes e a “implantação de novas faixas”, inclusive com recuo para motociclistas, além de formar parceria em atividades assegurando a educação no trânsito por motoristas, motociclista, ciclistas e pedestres.
Outra cláusula do documento cita que o MPE-AM colocará o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do órgão à disposição do IMMU para fins de implantação e implementação de atividades voltadas para educação de trânsito.
Em outro trecho do acordo, o IMMU se compromete a enviar ao MPE-AM o levantamento das faixas de pedestres que necessitam de manutenção, por via e bairro, conforme cronograma do plano de trabalho.
O termo tem vigência de três anos e poderá ser prorrogado por igual período de tempo.