O Largo de São Sebastião, enfeitado pelo Teatro Amazonas, será palco da celebração do Mundo Encantado do Natal neste domingo (03/12) a partir das 17h, um evento promovido pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Durante a coletiva no Centro Cultural Palácio da Justiça, a empresária Bete Dezembro, proprietária da empresa, esclareceu que a publicação equivocada referia-se a um evento fechado. Comprometeu-se a remover o post das redes sociais e garantiu o cumprimento das determinações do Ministério da Justiça, Senacon e da Lei Estadual 4782/19.
O Mundo Encantado do Natal é aguardado ansiosamente pelo público, marcando o início de uma programação que abrange não apenas os espaços culturais da área central de Manaus, mas também escolas, comunidades, igrejas e municípios. Além de proporcionar entretenimento, a temporada natalina impulsiona a economia do estado, gerando mais de mil empregos diretos este ano, uma contribuição crucial, especialmente considerando os efeitos da estiagem severa.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca que a programação de Natal não apenas beneficia a classe artística, mas também diversos setores da economia criativa e outros segmentos impactados diretamente por essa atividade. A expectativa é que a movimentação também aqueça a economia local com a presença de visitantes nas atrações.
A programação diversificada e gratuita inclui apresentações da Amazonas Band na Colônia Antônio Aleixo e espetáculos de música, dança, teatro e atrações circenses no Largo de São Sebastião, Teatro Gebes Medeiros, Teatro da Instalação e Parque Rio Negro. A Feira de Natal no Largo reunirá empreendedores locais, e as igrejas da capital também participarão, com a Matriz, Catedral Nossa Senhora da Conceição, iniciando as apresentações natalinas em 6 de dezembro com o Concerto Natalino.
A tradicional Árvore de Natal será iluminada em 8 de dezembro, permanecendo como cartão postal no Largo de São Sebastião até 6 de janeiro de 2024. Além disso, a Exposição de Presépios na Casa das Artes e a Fábrica do Papai Noel no Centro Cultural Palácio da Justiça oferecem experiências lúdicas e interativas.
O Teatro Amazonas será o cenário de espetáculos como “O Quebra-Nozes e o Reino Encantado dos Doces”, apresentado pelo Ballet Álvaro Gonçalves, e concertos como “O Encanto de Natal” com a Amazonas Filarmônica, Orquestra de Violões, Balé Folclórico e Coral do Amazonas.
Além das atrações no Centro de Manaus, a programação se estende a comunidades, municípios e escolas, descentralizando as ações do Mundo Encantado do Natal. Alunos do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro apresentarão espetáculos nos Cetis (Centro de Educação de Tempo Integral), e o Natal em Rede levará transmissões online para 22 localidades do interior do estado. O Natal Itinerante, em parceria com o Fundo de Promoção Social (FPS), visitará cinco comunidades da capital entre 7 e 21 de dezembro. Fanfarras, personagens e espetáculos da Cia Metamorfose estão na programação, começando no bairro Terra Nova, no Campo do Passarinho, zona Norte.