O senador Plínio Valério (PSDB) se alterou com a ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, na CPI das ONGs, nesta segunda-feira (27/11). O fato aconteceu após ela comparar o discurso dos senadores da atual legislatura com as de parlamentares de uma CPI dos anos 90.
“Em 1996, eu acho, teve uma CPI das ONGs também, e eu era senadora. Eu acho que eu era a única pessoa que defendia os indígenas. (…) Se eu colocasse o discurso que foi feito pelo senador Mozarildo Cavalcanti e pela senadora Marluce Pinto, e os discursos que estou vendo agora, é exatamente o mesmo”, disse Marina.
Plínio Valério, que preside a CPI, interrompeu a ministra e se alterou, irritado. “Não vou permitir que a senhora faça isso comigo, não. O meu sempre [sic] a preocupação é do ser humano, da pobreza, da miséria que os índios colocam…. e nós não falamos pelos índios aqui. Nós deixamos que eles falem por eles”, afirmou.
Marina Silva foi convocada a depor na CPI das ONGs após não comparecer na sessão em que foi convidada na semana passada.