Manaus,25 de novembro de 2024

‘Estou quase torcendo para Argentina’, diz Bolsonaro sobre vitória de Milei

O ex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL), anunciou, nesta segunda-feira (20/11), que foi convidado para a posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que acontecerá em Buenos Aires.

Em suas redes sociais, Bolsonaro compartilhou uma foto, na qual aparece, ele, Milei e seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL), gargalhando, em comemoração pela vitória do ultradireitista. Bolosnaro escreveu na legenda da publicação que havia sido convidado por Milei e acrescentou: “Hoje a Argentina representa muito para todos aqueles que amam a democracia e respiram liberdade”.

Em seguida, o ex-mandatário compartilhou imagens da videochamada, No vídeo, Bolsonaro afirma a Milei que fez por ele tudo o que foi possível para vencer as eleições presidenciais.

“[Você] tem um trabalho muito grande pela frente, como te disse na mensagem, o teu trabalho vai para fora da Argentina. Você representa muito para nós democratas, e somos amantes da liberdade […] tenha a certeza que, tudo o que foi possível eu fazer por você, estarei à sua disposição”, diz.

Ainda no vídeo, Bolsonaro finaliza seu discurso fazendo uma brincadeira com Milei: “estou quase torcendo para a Argentina na próxima terça-feira contra o Brasil”.

Lula

Também pelas redes sociais, o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou Milei pela vitória e enfatizou que a democracia é a voz do povo e por isso deve ser respeitada. O atual mandatário desejou sorte e êxito ao novo governo argentino.

Eleito

Com 98,21% das urnas apuradas, Javier Milei, candidato de ultradireita, está matematicamente eleito como o novo presidente da Argentina pelo próximos quatro anos. Milei possui 55,75% dos votos, contra 44,24% do candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa.

Ao votar no início da tarde, Milei disse que “tudo o que tinha de ser feito já foi feito” e a hora de as pessoas falarem tinha chegado, “apesar da campanha do medo”. O candidato da coalizão La Libertad Avanza disse que o momento era de esperança, para impedir o que chamou de “continuidade da decadência”.

Share