A jornalista Cynthia Blink compartilhou em suas redes sociais que sofreu intimidação por parte de um dos assessores do vereador David Reis, Nilson Buzaglo. O fato ocorreu na tarde desta segunda-feira (13/10), no prédio da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Em vídeo publicado em seu perfil, a jornalista mostra o momento que estava gravando as perguntas que faria para o vereador, quando questionou a ausência dele na sessão plenária da CMM. Nesse momento, ele alegou que estava no gabinete e, em seguida, a profissional voltou a questionar a presença dele no Plenário, desta vez, baseada na tecnologia que registra a presença dos vereadores quando intimidada pelo assessor.
A jornalista registrou denuncia na ouvidoria da CMM. No relato ela aponta:
“Eu estava fazendo o meu trabalho, denunciando uma questão que a Câmara toda sabe que acontece, que é o vereador David Reis, que faz aí a presença dele com o assessor, levando o tablet até ele, ele marca a presença, depois ele sai do plenário eventualmente hoje, quando eu estava presente, ele não saiu. Mas quem saiu, muitas vezes, foi o assessor dele pra vir falar comigo, tentando me intimidar, tentando fazer com que eu sofresse algum tipo de medo pra não denunciar o caso que todo mundo enxerga”, denunciou.
Ainda em vídeo, a jornalista revelou temer uma agressão vinda do assessor parlamentar do vereador David Reis.
“O assessor tá lá do lado dele, quando eu vou perguntar, ele fala que não falaria comigo porque só dá entrevista no gabinete. Comou vou pro gabinete de alguém que tem esse assessor que eu achei que queria me bater, então é impossível”, declarou
O parlamentar Rodrigo Guedes também reforçou o ocorrido para o presidente da CMM, Caio André, durante a sessão.
Nota da CMM
Em resposta ao Comun, a CMM informou que a denúncia foi recebida pela Mesa Diretora da Casa Legislativa ainda durante a sessão desta segunda-feira (13/11), no plenário Adriano Jorge.
Segundo a Casa Legislativa, “as informações serão apuradas para que, posteriormente, todas as medidas cabíveis sejam adotadas, de forma a assegurar aos jornalistas que acompanham os trabalhos legislativos o pleno exercício de suas funções.”