Com a aposentadoria da atual ministra Rosa Weber, que está prevista para outubro, o Brasil poderá ter a primeira indígena a ocupar um cargo no Supremo Tribunal Federal (STF). Joenia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), tem se colocado como candidata à vaga.
Entidades ligadas aos direitos dos povos indígenas pedem a indicação de Joenia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), para o STF.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve indicar, ainda neste ano, o nome para substituir a ministra Rosa Weber, que se aposentou no início deste mês, na Suprema Corte.
A carta assinada por 10 entidades ligadas aos povos indígenas foi entregue a Lula na semana passada. No documento, elas defendem que Wapichana poderia trazer maior promoção da igualdade no sistema judiciário brasileiro.
Além de presidir a Funai, Joenia é formada em direito pela Universidade de Roraima e tem mestrado em direito internacional pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Ela também foi a primeira advogada indígena a atuar no Brasil e primeira deputada indígena a ser eleita no país.