Manaus,5 de novembro de 2024

Plínio é o único senador do AM a querer o fim de cotas raciais

O senador Plínio Valério (PSDB) foi o único da bancada amazonense que votou a favor da extinção das cotas raciais em institutos e universidades. A propositura foi rejeitada por 46 votos a 24, que ocorreu na última terça-feira (24/10), no Senado Federal.

A modificação foi apresentada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) durante as discussões do Projeto de Lei nº 5.384/2020, que reformula e amplia o sistema de cotas no ensino federal. A proposta de Flávio alterava integralmente a proposta original.

A emenda estabelecia cotas nas instituições de ensino superior e técnico de nível médio apenas para estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, mantendo a porcentagem de 50% das vagas, porém, retirando a exigência de que os estudantes tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública. O texto alternativo também elimina a reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

“Não posso votar a favor de um projeto que é justo, mas que comete uma injustiça. Em nome dos mestiços do Amazonas, em nome dos mestiços do Brasil que se comunicam comigo, eu vou votar contra esse projeto, sim. Eu entendo que é importante prorrogar. Eu entendo tudo isso. Mas não posso compreender como se tira do mapa, se extermina do mapa, uma etnia como mestiço”, alega. “Quando essa gente que se diz mestiço for querer bolsa não vai encontrar. Vai ter que admitir que não é mestiço”, completou.

Share