Manaus,7 de novembro de 2024

Parte do Porto de Itacoatiara desaba por consequência de estiagem

Parte do Porto de Itacoatiara desabou e caiu dentro do Rio Amazonas, na manhã desta quarta-feira (11/10), e não houve nenhum registro de feridos ou desaparecidos. De acordo com testemunhas presentes no local, a estrutura do porto já vinha apresentando desgaste e o desabamento ocorreu após ser atingido por ondas causadas por um navio.

De acordo com a Prefeitura do município, a fatalidade aconteceu no Porto do DNIT, também conhecido como ‘Porto Novo’, localizado no bairro Jauary 2. “A superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte já segue tomando medidas e realiza o deslocamento de equipe técnica para realizar estudos do desabamento da estrutura metálica”, informou o órgão.

O solo que sustenta o porto já vinha apresentando sinais de erosões causadas pelo fenômeno conhecido como “terras caídas”, que é considerado comum durante esse período de seca no Amazonas. A Prefeitura de Itacoatiara também confirmou que existe relação entre o desabamento e o fenômeno natural da estiagem.

Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram enviadas até o porto, onde o Corpo de Bombeiros de Itacoatiara relatou que o acidente não causou mortes, e que a área está isolada.

Confira abaixo como era o porto antes da estiagem e desabamento:

Share