Manaus,6 de novembro de 2024

Em Manaus, Marina se defende de críticas sobre BR-319

Em coletiva de imprensa que ocorreu em Manaus na tarde desta quarta-feira (04/10), a Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, além de falar sobre as ações do governo para evitar um desastre ainda maior do que o Amazonas enfrenta com a seca, aproveitou seu tempo de fala para comentar sobre má utilização da BR-319. Ela tem sido frequentemente criticada por parlamentares amazonenses sobre a questão.

Marina se defendeu afirmando que a BR-319 “é um processo técnico: ninguém dificulta, e ninguém facilita”, e ressaltou que eles (se referindo ao atual governo) trabalham em estudos a pedido do presidente Lula para viabilizar a pavimentação de trechos da rodovia.

Ela lembrou que deixou de ser ministra em 2008, e se passaram 15 anos e nenhuma medida foi feita. “Se a BR fosse fácil de fazer, talvez, nesses 15 anos, ela tivesse sido feita”, pontuou ressaltando que a via é uma questão complexa que precisa ser vista com toda a sensibilidade.

Marina explicou que as secas ocorrem por conta do El Niño, que, este ano, causou bem mais prejuízos além do esperado, já que as queimadas também são um fator crucial para as mudanças climáticas.

Share