Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) elegeram nesta terça-feira (3/10) a nova diretoria para o biênio 2024-2025. A atual vice-presidente Yara Lins Santos assumirá a presidência no lugar de Érico Desterro e o conselheiro Luis Fabian Barbosa entrará na vaga dela na vice-presidência. Esta é a segunda vez que Lins assume o cargo. A primeira foi há seis anos, como primeira presidente do Tribunal.
Dos sete conselheiros do tribunal, Yara e Fabian receberam cinco votos. Dois integrantes votaram em branco. O conselheiro e ouvidor-geral Josué Neto teve a mesma quantidade de votos válidos ao ser eleito o novo corregedor-geral, cargo atualmente ocupado por Ari Moutinho Júnior.
O conselheiro Mário de Mello foi o único eleito unanimemente, por sete votos, para o cargo de ouvidor. Júlio Pinheiro será o novo coordenador-geral da Escola de Contas Públicas (EPC). Ele foi eleito por 4 votos. Érico Desterro, atual presidente do TCE, recebeu 3 votos. Hoje, a EPC é comandada por Mário de Mello.
Em coletiva de imprensa, Yara Lins agradeceu e afirmou, sem citar nomes, que “é preciso ter muita força para, como mulher, enfrentar algumas pessoas que não temem a Deus”. “Quero agradecer a meus colegas Fabian, Júlio Pinheiro e Josué, que são amigos fiéis que junto comigo celebram essa vitória. Agradeço também o voto do conselheiro Mário de Mello”, disse ela na mesma ocasião.