Manaus,23 de novembro de 2024

Artesãos amazonenses expõem em Feira Nacional em São Paulo

Equipe Comun

Produções típicas da cultura amazonense estão expostas no 11º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, Pavilhão Azul do Expo Center Norte, que começa nesta quarta-feira (07), em São Paulo, e segue até o domingo (11).

O salão de artesanato é considerado uma das maiores vitrines para artesãos de todo o país. Este ano o  Amazonas levou 18 representantes dos municípios de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Novo Airão, Benjamin Constant, Presidente Figueiredo, Tefé e da capital, Manaus.

A feira ajuda e incentiva a escoação da produção artesanal do estado, além da troca de experiências com os demais artesãos da federação além de beneficiar  os artesão direta ou indiretamente com a geração de renda.

Entre os itens expostos no estante amazonense estão as cestas de arumã e piaçava, adornos de sementes, madeira e penas (colares, pulseiras, anéis e cocares) esculturas em madeira e machetadas, bio joias, móveis rústicos e marchetados e esculturas e material reciclados.

A coordenadora do Programa de Artesanato Amazonense, Claudia Monteiro, Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) é responsável pelo envio dos produtos. “O envio é feito através de um caminhão doado ao estado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), já a hospedagem, passagem e alimentação tudo é por conta do artesão, alguns conseguem apoio, mas é de responsabilidade deles”.

Salão do Artesanato

O Salão do Artesanato é fomentado pelo PAB, conta com a participação de 25 estados, além do Distrito Federal (DF), recebe aproximadamente de 50 mil visitantes e cerca de 1500 artesãos que movimentam valores superiores aos R$ 5 milhões em negócios durante os cinco dias de evento. A feira recebe ainda feira gastronômica com as peculiares de cada região e espetáculos de artistas Música Popular Brasileira.

Processo de Seleção

Foto: Divulgação

Para participar do evento os artesãos devem ser selecionados previamente por um Edital de Chamamento Público e uma Comissão composta por representantes da Setrab e sociedade civil, as quais fazem a curadoria e selecionam os participantes. Ao todo 20 pessoas foram classificadas, mas apenas 18 seguiram adiante no programa.

A Setrab, através do Programa Amazonense de Promoção do Artesanato instituído de acordo com a Lei 3003 de 22/11/05, reconhece o artesão por meio de cadastro e da emissão da sua carteira nacional ( é feito um teste de habilidade) de acordo com o critérios da Portaria 14 de 16/04/12 e Portaria 1007 de 11/6/18 do MDic – é por meio desse cadastro que o artesão tem os benefícios como a isenção de 100% do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), participação das feiras nacionais, municipais e estaduais e participação em cursos de capacitação.

A finalidade do programa é propiciar iniciativas que visem a promoção do artesão, que é uma profissão já reconhecida pela Lei 13.180 de 22/10/15, além da produção e comercialização do Artesanato Amazonense feito nos eventos.

Sobre o PAB

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) tem como missão coordenar e desenvolver atividades que visam valorizar o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico. O PAB tem a sua sede em Brasília e representações nos 27 estados.

 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *