Na cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (02/10) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para ceder o “Título de Cidadão do Amazonas” para o apresentador Sikêra Jr., o deputado Mário César Filho diz que no Brasil, se tornou crime ter opinião.
Autor da PL 225/2023 que “Concede o Título de Cidadão do Amazonas ao apresentador José Siqueira Barros Júnior e dá outras providências”, Mário César Filho diz que “Sikêra já é amado há muito tempo por todos os amazonenses, é inegável o carinho que essas pessaos tem”, e ressaltou que “enquanto muitos se calam, Sikêra tem coragem de falar”, e finalizou dizendo que “aqui no Brasil, opinião se tornou crime”.
O homenageado, José Siqueira Barros Júnior, além de ser apresentador de um dos programas com a maior audiência do Brasil, também é conhecido por estar envolvido em diversas polêmicas, e até mesmo, carregar processos e condenações.
No ínicio de 2023, o MPF entrou entrou com uma ação penal contra o apresentador, onde foi alegado o crime de racismo, tipificado no artigo 20, da Lei 7.716/89, “pois praticou discriminação e preconceito racial de gênero por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza, cuja pena é de reclusão de dois a cinco anos e multa”.
Recentemente, Sikêra foi condenado a pagar o valor de R$ 10 mil para um vigilante, onde o mesmo expôs os dados da vitíma em rede nacional, durante a apresentação de seu programa.