O Governo do Amazonas anunciou a criação de uma força-tarefa do Governo Federal para reforçar as ações que vêm sendo realizadas para enfrentar os impactos da estiagem no Estado, que já afeta 111 mil pessoas. Dos 62 municípios do estado, 15 estão em situação de emergência.
A decisão foi definida em um encontro entre o Governador Wilson Lima, com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e representantes de mais seis órgãos federais, em Brasília (DF), nesta terça-feira (26/9).
Segundo o governador, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional se comprometeu com o envio de itens como cestas básicas e água. O Ministério do Meio Ambiente garantiu que vai intensificar o combate aos incêndios, reforçando o trabalho de bombeiros militares e brigadistas que já atuam no estado, principalmente no sul do Amazonas.
Wilson Lima se reuniu com os ministros Renan Filho (dos Transportes) e Silvio Costa Filho (de Portos e Aeroportos) para tratar sobre a navegabilidade nos rios Madeira, Solimões e Amazonas.
O Governo Federal garantiu serviço de dragagem para facilitar tráfego em rios do estado. O Governo vai investir R$41 milhões nos trabalhos no trecho entre Tabatinga e Benjamin Constant, que abrangem oito quilômetros de extensão, e R$100 milhões para os serviços entre Tabocal e rio Amazonas, em 12 quilômetros. A previsão de início é para os próximos dias.