Manaus,28 de outubro de 2024

Chuva de granizo é reflexo das altas temperaturas, diz especialista

Manaus foi atingida por uma chuva de granizo nesta quarta-feira (20), o fenômeno chegou a ser registrado por moradores da capital. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as altas temperaturas e a fumaça de queimadas na cidade contribuíram para o fenômeno.

A especialista Andrea Ramos explicou que o fenômeno, a fumaça e as altas temperaturas que a capital vem recebendo nos últimos dias favoreceu o cenário vivido hoje na cidade. “A chuva foi ocasionada justamente por conta do calor e umidade que a cidade vem enfrentando, que favorecem a formação de nuvens cumulonimbus. Essas nuvens chegam a ter 12 Km e no topo dessas nuvens carregam no topo gelo e granizos. Altas temperaturas e a fumaça que vem atingindo a cidade favoreceram a tempestade que trouxe raios, forte chuva e a queda de granizos”, explica a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet).
A Defesa Civil de Manaus informou que pelo menos 5 ocorrências foram registradas pelo 199, até o final da manhã. Foram nos bairros das zonas Norte e Leste, sendo: uma de desabamento, uma de risco de desabamento, uma de alagamento, uma de destelhamento e uma de rachadura, segundo nota.
Confira vídeo com a explicação da meteorologista:

 

Share