Manaus,22 de novembro de 2024

Campanha de vacinação antirrábica tem início em Manaus

Iniciou nesta quarta-feira (20/9) a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2023 em Manaus. A estimativa da da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é imunizar mais de 250 mil cães e gatos somente na capital. A abertura ocorreu no Centro de Controle de Zoonoses Dr. Carlos Durand (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na Compensa, zona Oeste.

A campanha irá ocorrer até o dia 06/12, com 220 agentes ativos, divididos em duplas formadas por vacinadores e registradores que visitarão os bairros da área urbana de Manaus, nos horários de 8h às 12h, de segunda a sábado. Os trabalhadores estarão usando o uniforme oficial da campanha municipal.

Os bairros que irão obter as visitas das equipes ainda serão anunciados nas redes sociais da Semsa, mas além das visitas, a Prefeitura de Manaus também irá ceder a prevenção em postos fixos de vacinação, sendo eles: Centro de Convivência Padre Pedro Vignolla (rua Tupinambá, 119, Cidade Nova); no Centro de Convivência da Família e do Idoso (rua Barreirinha, 14, quadra 45, São José); e na sede do CCZ, onde a vacina fica disponível durante o ano todo de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Dados sobre a raiva no Amazonas

A capital amazonense não registra casos de raiva humana desde 1985, ou seja, há 38 anos (quase 4 décadas). No Amazonas, os últimos registros foram feitos ainda em 2017, no município de Barcelos, onde ocorreram três casos, com dois óbitos. No Brasil, em 2022, foram registrados cinco casos (quatro em Minas Gerais e um no Distrito Federal.

Em relação à raiva animal, o último registro na capital ocorreu em 2023, mesmo ano em que também houve casos em Humaitá, Manicoré e Rio Preto da Eva. No Brasil, até julho de 2022, foram notificados 25 casos de raiva animal, sendo um em cão, três em bovinos, um em equino, uma em raposa e 19 em morcegos no Rio Grande do Norte. Neste ano, no início de setembro, na região do Butantã, em São Paulo, foi registrado o caso mais recente de raiva canina com variante transmitida por morcegos.

Share