A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20/9), a Operação Emboabas, com o objetivo de desarticular esquemas de contrabando de mineração ilegal de ouro. O supermercado Nova Era foi um dos pontos visitados pela PF nesta quarta.
Foram cumpridos 2 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca, além de outras medidas cautelares, nas cidades de Manaus, Anápolis (GO), Ilha Solteira (SP), Uberlândia (MG), Areia Branca (RN), Ourilândia do Norte (PA), Tucumã (PA) e Santa Maria das Barreiras (PA).
Em Manaus, unidades do supermercado Nova Era foram alguns dos pontos em que estiveram as equipes da Polícia Federal. A Operação bloqueou mais de R$ 5,7 bilhões em bens dos investigados.
Os suspeitos retiravam ouro de regiões onde a mineração é proibida e, na sequência, declaravam que o metal havia sido extraído de áreas com permissão de lavra, segundo a Polícia Federal.
Em nota, o Mercantil Nova Era confirmou que “recebeu em seu prédio administrativo a visita de agentes da Polícia Federal (PF) com a finalidade de coletar informações relacionadas a vendas de exportações.”
Operação Emboabas
Ao todo, estão sendo cumpridos 4 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e Apreensão nas cidades de Boa Vista/RR, Pacaraima/RR, Normandia/RR, Manaus/AM, Adrianópolis/AM, Anápolis/GO, Campo Lindo de Goiás/GO, Tucumã/PA, Santa Maria das Barreiras/PA, Ourilândia do Norte/PA, Ilha Solteira/SP, Uberlândia/MG e Areia Branca/RN, além de outras medidas cautelares.
Foi deferida, também, ordem de sequestro de bens no montante total de mais de 1 bilhão de reais.
Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, organização criminosa, lavagem de dinheiro, extração ilegal do ouro, contrabando, falsidade ideológica, receptação qualificada e outros tipos penais.