Com a presença do Senador Eduardo Braga, na tarde desta segunda-feira (18/9), o prefeito David Almeida inaugurou a Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf). Também participou do ato, o novo secretário municipal de Habitação, Jesus Alves.
Na cerimônia, Braga relembrou a criação do Prosamin na capital amazonense e foi aplaudido pelos presentes. Ele aproveitou o ato para relembrar, ainda, projetos de seu governo como o Viver Melhor e outros. “ O sonho da casa própria, portanto, o sonho de você poder enfrentar realidades muito difíceis do aspecto social, de você poder resgatar um planejamento urbano, de você poder enfrentar as áreas de risco, as áreas dos alagados, onde vidas são colocadas em perigos eram possíveis”, complementou.
Braga criticou governos anteriores, que, segundo ele, haviam ‘deixados de lado’ projetos na área de habitação. “Com a ausência de uma política nacional, isso [programas sociais] foi ficando cada vez mais difícil… Pois bem, quis a democracia e Deus, acima de tudo que o Lula voltasse, e com a volta do Lula, o projeto Minha Casa Minha Vida voltou, e eu tive a oportunidade de ser o Presidente da relação mista que tratou deste programa”, finalizou.
Braga falou sobre a relação com o prefeito. “Disse David, talvez seja aqui uma oportunidade para que nós possamos, independentemente de qualquer divergência politica, partidária, nos juntarmos forças para robustecermos uma política habitacional para levarmos esperança e levarmos casa para quem precisa de um lugar seguro na cidade de Manaus”, destacou.
Os anúncios feitos pela Semhaf
Entre os programas anunciados, estavam o “Manaus Minha Casa”, que vai beneficiar neste primeiro momento 252 famílias, e o programa “Manaus Legal”, que até dezembro deste ano, alcançará cinco mil famílias com a regularização fundiária em núcleos urbanos na cidade.
Para facilitar o acesso da população ao cadastro no programa “Minha Casa, Minha Vida” e no programa municipal de habitação “Manaus Minha Casa”, a prefeitura vai lançar o Sistema Municipal de Habitação (Sihmab), que estará aberto à população a partir de 25/9.
Jesus Alves, o novo secretário municipal de Habitação, disse que, além do que se foi apresentado hoje, existe um programa de loteamento, e que Manaus já está no aguardo do ministro Jader Barbalho para assinar 4.200 unidades habitacionais.