A eleição suplementar para prefeito será realizada em dois municípios do Amazonas, Anamã e Novo Airão, neste domingo (28), mesma data do segundo turno das eleições gerais. A decisão foi tomada pelo Tribunal. Superior Eleitoral em resposta a ofício encaminhado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
Entenda o caso
Em abril deste ano, o Plenário do TSE determinou que o prefeito de Anamã, Raimundo Pinheiro da Silva (MDB), fosse afastado do cargo ao manter decisão do TRE-AM que indeferiu o registro de candidatura do político. Isso porque ele fora condenado por abuso de poder econômico e irregularidades na campanha de 2008, tornando-o inelegível por um período de oito anos a contar da condenação.
Já a cassação de Wilton Pereira dos Santos, eleito prefeito de Novo Airão (AM) em 2016, ocorreu por ter sido condenado por ato de improbidade administrativa em processo transitado em julgado e, por essa razão, com base na Lei da Ficha Limpa (Lei nº 135/2010), não poderia ter se candidatado nas últimas eleições municipais.
Deixe um comentário