O Governo Federal, por meio da Coordenação Geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e as Superintendências da CONAB e do INCRA, realizou em Manaus, nesta segunda-feira (14/08), na Aleam, o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 do Amazonas.
Plano Safra é um programa do Governo Federal, criado em 2003 durante o primeiro governo Lula, que reúne um conjunto de políticas públicas, com o objetivo de incentivar o produtor brasileiro em suas atividades agrícolas, por meio de financiamento de recursos. E é destinado a todos os tipos de produtores rurais.
E o Plano Safra da Agricultura Familiar é totalmente voltado a apoiar os pequenos agricultores, incluindo ribeirinhos, indígenas, quilombolas, inclusive com linhas especiais para mulheres e jovens. Isso, por meio do PRONAF (Programa Nacional da Agricultura Familiar) com financiamento a juros baixos.
Para o Coordenador-Geral do MDA no Amazonas, Zé Ricardo Wendling, “o programa é muito importante para o Amazonas, porque busca estimular o aumento da produção rural, o fortalecimento da Agricultura Familiar, a geração de renda e o combate à fome e à insegurança alimentar no estado”, disse.