Manaus,23 de novembro de 2024

Investigação contra Joana Darc deve ser analisada pela ALEAM em retorno das atividades

Os deputados estaduais retornaram ao trabalho na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (1º/08) depois de duas semanas em recesso. A volta das atividades parlamentares, inclusive, marca o início da análise do pedido de investigação por quebra de decoro parlamentar contra a deputada estadual Joana Darc (União Brasil), no episódio envolvendo o resgate da capivara Filó.

A denúncia, que é um abaixo-assinado, já está na Casa Legislativa desde o dia 14 de julho, quando possuía 21 mil assinaturas, mas agora, já conta mais de 26 mil na plataforma on-line.

O pedido será analisado pela Comissão de Ética, que deverá dar prosseguimento à investigação que pode resultar na suspensão temporária do exercício do mandato de Joana ou a perda definitiva do mandato, segundo o Regimento Interno do Parlamento Estadual.

Joana é acusada de invadir a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) nos dias 29 e 30 de abril deste ano. Segundo o documento, a parlamentar cometeu assédio e ameaça contra uma servidora do local e produziu vídeos difamatórios.

Em um dos trechos da petição, Darc é acusada de se comportar de forma histérica; constranger trabalhadores de empresa de segurança terceirizada e praticar fake news sobre remédios e vacinas no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

A comissão responsável por analisar o pedido de investigação tem como presidente o deputado Sinésio Campos (PT) e como vice-presidente, o deputado Carlinhos Bessa (PV), bem como Abdala Fraxe (Avante); Delegado Péricles (PL) e Felipe Souza (Patriota) como titulares, além dos suplentes Wilker Barreto (Cidadania); Dr. Gomes (PSC) e Cabo Maciel (PL).

Share