A deputada Joana Darc (União Brasil), que exerce o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), enfrenta dificuldades para limpar sua imagem diante da eleitorado. Após protagonizar uma série de polêmicas envolvendo faltas na Casa e invasões ao Ibama, a parlamentar assiste sua popularidade caindo em cidades vizinhas.
Em vídeo que circula nas redes sociais, a deputada – que é conhecida como “protetora dos animais” – aparece sendo anunciada no palco da 31ª Festa do Cupuaçu, no município de Presidente Figueiredo, a 125 km de distância da capital amazonense e, em seguida, ela foi vaiada pelo público presente.
Veja na integra
Relembre polêmicas
Joana ainda é acusada de invadir a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em Manaus, no episódio que envolveu o universitário Agenor Tupinambá e sua capivara “Filó”, que foi levada para o Centro de Animais Silvestres (Cetas), do órgão federal, em abril deste ano.
Outros episódios polêmicos em que Joana esteve envolvida é em relação à destinação de recursos no valor de mais de R$ 3,5 milhões, por meio de emenda parlamentar, a um único time de futebol do estado, o Amazonas FC. O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) está apurando o repasse para verificar se houve alguma possível irregularidade.
Enquanto isso, no último dia 12, começou a circular na internet um vídeo em que a parlamentar aparece interagindo com o humorista Tirulipa, no navio do cruzeiro WS On Board, do cantor Wesley Safadão. Após o vazamento do vídeo, foi verificada a ausência de Joana no site da Assembleia Legislativa e o assunto tomou as redes sociais.
A deputada também protagonizou, no mês de maio, uma cena inusitada no plenário do Parlamento formando um dueto com a cantora Joelma, que estava no local para receber o título de Cidadã Amazonense.