Manaus,23 de novembro de 2024

Titular da SSP contesta ministro e diz que segurança no AM está “normal”

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Carlos Alberto Mansur, contestou o ministro da Justiça, Flávio Dino, que declarou, na segunda-feira (24/07), haver uma crise da segurança pública no Amazonas. Dino anunciou a transferência de 13 presos do estado para presídios federais.

“Pra falar em crise, nós temos que ter indicadores. E quais são esses indicadores? Aumento daqueles indicadores criminais, indicadores relacionados a mortes violentas intencionais, crimes praticados contra o patrimônio. Crise na segurança também é quando você vê depredação de prédios públicos ou de coletivos urbanos, isso não estamos vendo. Muito pelo contrário”, disse Mansur em entrevista à TV Amazonas na manhã desta sexta-feira (28/07).

O secretário disse que a fala de Flávio Dino se justifica pela solicitação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) ao Ministério da Justiça para a transferência dos detentos para o sistema penitenciário federal, que, segundo Mansur, é uma ação de “praxe” da secretaria para desconcentrar líderes de organização criminosa no estado

Além disso, citou o Anuário de Segurança Pública, que mostra a redução da criminalidade no estado, destacando que o Amazonas foi o quarto estado que mais reduziu homicídios.

Mansur anunciou que o Amazonas receberá duas lanchas totalmente blindadas para combater crimes nos rios, reforçando a parceria com o governo federal para a segurança na fronteira. Ele também enfatizou a diminuição nos assaltos a ônibus do transporte coletivo de Manaus no primeiro semestre de 2023.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontaram o Amazonas como terceiro estado mais violento do País em 2022. Segundo o órgão, Manaus aparece em 3º lugar entre as capitais mais violentas do Brasil.

Share