A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou Projeto de Resolução Legislativa, que concederá a Medalha Ruy Araújo — a mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual — ao Tarcísio Gomes de Freitas, ex-ministro de Infraestrutura e hoje governador de São Paulo. Ele foi apontado como responsável pelo atraso no envio de oxigênio a Manaus, durante a pandemia de Covid-19, quando ainda era ministro.
O deputado George Lins, autor da propositura, justifica a condecoração considerando a atuação do ex-ministro em prol da BR-319. “Desde o momento em que assumiu o Ministério da Infraestrutura, em janeiro de 2019, o engenheiro Tarcísio Gomes de Freitas abraçou, de forma bastante nobre, a defesa da pavimentação de toda a Rodovia BR-319, que liga o Estado do Amazonas a Rondônia e ao Sul do país, o que ele desejava concretizar até o final de 2022. Como é do conhecimento público, entretanto, um grande imbróglio jurídico, envolvendo velhas questões ambientais, travou a plena execução da iniciativa ministerial”, destaca o parlamentar.
Segundo o deputado, em entrevistas ou participando de eventos da sua pasta na Amazônia, Tarcísio sempre enfatizou sua determinação de pavimentar a rodovia federal. Lins finaliza o pedido ressaltando que Tarcísio residiu no Amazonas nos municípios de Caapiranga, Codajás, Manacapuru, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Barcelos.