Manaus,22 de novembro de 2024

Hacker da ‘Vaza Jato’ afirma que Zambelli solicitou invasão a urnas

O hacker da Vaza Jato, Walter Delgatti Netto, disse em depoimento à Polícia Federal que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) lhe pediu para invadir as urnas eletrônicas ou, caso não conseguisse, a conta de e-mail e o telefone de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O pedido teria sido feito em setembro de 2022, num encontro entre os dois na Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. À época, as pesquisas mostravam Lula (PT) à frente de Jair Bolsonaro (PL) na corrida eleitoral, e o então presidente da República e seus apoiadores vinham atacando, sem provas, a segurança do sistema eleitoral.

Em liberdade

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, deu permissão para a libertação de Walter Delgatti, principal suspeito da Operação Spoofing.

Delgatti é acusado de hackear o ex-juiz da Lava Jato e atual senador Sergio Moro, e do ex-procurador da República Deltan Dallagnol. O hacker foi preso em 27 de junho por violar as medidas cautelares de sua liberdade condicional, mas agora estará em liberdade novamente.

Delgatti, também conhecido como Vermelho, confessou ser o hacker responsável pelos ataques a membros da Operação Lava Jato. Inicialmente foi preso em 2019 durante uma investigação sobre a invasão de contas do Telegram de autoridades.

Share