O município de Coari pode ter, pela primeira vez em muitos anos, uma “ameaça” contra a família “Pinheiro” nas eleições. O advogado Harben Avelar (Patriota) aparece como favorito em pesquisas eleitorais iniciais para a corrida à prefeitura da cidade nas eleições de 2024. Adail Pinheiro aparece em segundo lugar.
O levantamento, feito pelo Perspectiva Mercado e Opinião, apontou possíveis candidatos ao cargo majoritário e mostrou que Harben, ex-candidato a deputado estadual no pleito passado, desbancou o atual prefeito do município, Keitton Pinheiro (PP).
Harben é a primeira opção de 32,8% dos entrevistados – e também segunda opção de 9,7%, somados, os dados totalizam 42,5% de potencial de votos para o advogado.
Em seguida, aparece o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro (Pai) – 30,7% têm o ex-chefe do executivo municipal como primeira opção e 3,5% o têm como segunda opção, o que dá a ele o potencial de intenções de votos de 34,3%.
Embora já tenha se envolvido em várias polêmicas, inclusive já foi preso, Adail pode dar continuidade ao reinado dos Pinheiros que já dura décadas em Coari.
O terceiro colocado é Robson Tiradentes Júnior (PSC) com 23% de potencial de votos. Keitton Pinheiro não aparece na pesquisa.
Rejeição
Embora apareça em segundo lugar em potencial de votos, a pesquisa mostrou que Adail é o mais rejeitado entre os possíveis candidatos a disputar as eleições municipais do ano que vem.
Adail é rejeitado por 31,2% dos eleitores em Coari, somando a primeira e segunda opção. Robson Tiradentes Júnior aparece em segundo lugar (23,5%) e Zé Henrique (22,8%).
E somente 7,1% do eleitorado de Coari rejeita o nome Harben.
Dados
O levantamento foi feito no dia 29 junho e ouviu 320 pessoas. A margem de erro é de 5,5%, para mais ou para menos, com um grau
de confiabilidade de 95,0%