Manaus,30 de setembro de 2024

Após ALE-AM aprovar reajuste de 8%, Sinteam avalia nova paralisação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) deve realizar uma assembleia com a categoria para discutir o reajuste ofertado e aprovado, na terça-feira (20/06), pela Assembleia Legislativa (ALE-AM). A nova reunião dos professores deve ser realizada na tarde da próxima quinta-feira.

Na avaliação da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues, ao enviar a proposta de 8% para votação na ALE-AM, o Governo do Amazonas descumpriu acordo que assumiu durante a mesa de negociação.

Segundo a sindicalista, na última reunião com o governo, no dia 31 de maio, houve a oferta por parte do governo de 15,19%. No dia seguinte, 1º de junho, o governador Wilson Lima (União Brasil) comunicou, em coletiva, que a oferta final do Estado seria 8%, encerrando a negociação com o sindicato.

Na ocasião, Wilson acusou os representantes dos trabalhadores de estarem usando o movimento para fins eleitoreiros. Para Ana Cristina, a atitude do governador revelou que nunca houve interesse em dialogar com a categoria.

“Percebemos que nunca houve disposição para o diálogo. O governo queria ficar mais um ano sem reajustar nossos salários. Desrespeitou a mesa de negociação que chegou a 15,19% e nós queremos saber o que aconteceu entre a noite do dia 31 de maio e a manhã do dia 1° de junho para haver essa mudança”, disse a presidente do Sinteam.

Share