Manaus,30 de setembro de 2024

Confira as respostas iniciais de Zanin em sabatina para o STF

O advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começou a ser sabatinado na manhã desta quarta-feira (21/06) pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ). A sabatina é um rito obrigatório antes da votação da indicação de Zanin para ocupar vaga de ministro do Supremo. Zanin tem 47 anos e foi o advogado pessoal de Lula em processos na Lava Jato.

Veja algumas respostas sobre temas já levantados na sabatina:

Distinção entre advogado e ministro

“Sei a distinção dos papéis entre um advogado e um ministro do Supremo Tribunal Federal, se aprovado por este Senado. Saibam, senhoras senadoras, senhores senadores, que na verdade eu não vou mudar de lado, pois meu lado sempre foi o mesmo: o lado da Constituição, das garantias, amplo direito de defesa e do devido processo legal.”

Proximidade com Lula

“Ao longo dos últimos anos eu tive a oportunidade de conviver com o presidente Lula e de compreender a sua visão sobre os papéis institucionais da República, inclusive a sua visão sobre o magistrado. Eu estabeleci com ele, evidentemente, uma relação e ele pode ver o meu trabalho jurídico ao longo dos últimos anos. Eu participei intensamente da sua defesa técnica, fui até o fim e tive a reconhecida a anulação de seus processos e a absolvição em outros.”

Ser padrinho de casamento de Lula

“A relação com o presidente Lula se estabeleceu ao longo do tempo. Na condição de advogado, tive uma relação bastante frequente. Não fui padrinho de casamento do presidente Lula. Prezo muito esta relação, assim como a relação que tenho com outras pessoas inclusive deste Senado da República”.

Share